sexta-feira, 9 de maio de 2008
08/05/08
Hoje também foi um dia bastante proveitoso.
Como o professor de música teve que providenciar cartazes para a apresentação das mães no próximo sábado, ele só fez um ensaio da apresentação com cada turma, de modo que tive mais tempo que o previsto, isso me permitiu concluir o plano e extrapolar para aula de matemática, mesmo que não estivesse no horário da turma, então consegui livros suficientes na sala de professores e trabalhamos seqüência numérica, maior e menor na reta numérica, lateralidade, antecessor e sucessor, tudo isso no conteúdo das centenas.
Na aula de ciências abordamos o problema do lixo e preferi trabalhar a partir dos argumentos deles sobre o tema, inclusive enriquecendo-os um pouco no quadro e deixando como conteúdo a ser transcrito para o caderno.
No tempo reservado para a Língua Portuguesa lemos, fizemos interpretação da leitura, e exercitamos gramática com os conteúdos divisão siábica/classificação da palavra quanto ao número de sílabas e localização da sílaba tônica. Concluímos que já houve um bom avanço na compreensão por parte da turma quanto ao primeiro tema, mas sobre o último, ainda será necessário ser trabalhado mais um tempo. Renovo aqui minha fala sobre reconhecer que esta é uma dificuldde não só da minha turma, visto que muitas pessoas adultas têm dificuldade com a identificação da tonicidade nas palavras.
A atividade enviada para casa ontem teve um resultado razoável, pois, quase ninguém incluiu diálogos no texto e quem o fez não utilizou a linha debaixo para inserir a fala da personagem, parece que eles não concebem outra forma de escrita a não ser ininterrupta, como se achassem errado deixar linha "sobrando" para usar a debaixo dando continuidade ao processo de produção da mesma parte da narrativa.
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